Back to writing again...

Bom, resolvi voltar com o blog, voltar a postar minhas poesias e escritos relapsos, bem como minhas experiências cotidianas e a impressão que fica de cada uma delas!
Certas vezes desabafo, outras vezes confissão, o que importa no final é que abro o coração...
Faço isso pela terapia que é escrever!
Então, sejam bem vindos todos que tiverem interesse em ler minhas reminiscências!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Efeito do Tempo e a Mutabilidade das Coisas


Conta e Tempo

"Deus pede estrita conta de meu tempo.
E eu vou do meu tempo, dar-lhe conta.
Mas, como dar, sem tempo, tanta conta.
Eu, que gastei, sem conta, tanto tempo?
Para dar minha conta feita a tempo,
O tempo me foi dado, e não fiz conta.
Não quis, sobrando tempo, fazer conta.
Hoje, quero acertar conta, e não há tempo.

Oh, vós, que tendes tempo sem ter conta,
Não gasteis vosso tempo em passatempo.
Cuidai, enquanto é tempo, em vossa conta!
Pois, aqueles que, sem conta, gastam tempo,
Quando o tempo chegar, de prestar conta
Chorarão, como eu, o não ter tempo..."

(Frei Antônio das Chagas)

O Tempo Reduz Tudo a Nada
"O tempo é a forma graças à qual a vanidade das coisas aparece como a sua instabilidade, que reduz a nada todas as nossas satisfações e todas as nossas alegrias, enquanto nos perguntamos com surpresa para onde foram. Esse próprio nada é portanto o único elemento objectivo do tempo, ou seja, o que lhe responde na essência íntima das coisas, e assim a substância da qual ele é a expressão."
Arthur Schopenhauer, in 'O Mundo como Vontade e Representação'
"Prudente é quem não é enganado pela estabilidade aparente das coisas e, ainda, antevê a direcção que a mudança tomará. Por outro lado, o que via de regra faz os homens tomarem o estado provisório das coisas ou a direcção do seu curso como permamente é o facto de terem os efeitos diante dos olhos, sem todavia entender as suas causas."
Arthur Schopenhauer, in 'Aforismos para a Sabedoria de Vida'

Tempo Desperdiçado por Negligência
Procede deste modo, caro Lucílio: reclama o direito de dispores de ti, concentra e aproveita todo o tempo que até agora te era roubado, te era subtraído, que te fugira das mãos. Convence-te de que as coisas são tal como as descrevo: uma parte do tempo é-nos tomada, outra parte vai-se sem darmos por isso, outra deixamo-la escapar. Mas o pior de tudo é o tempo desperdiçado por negligência. Se bem reparares, durante grande parte da vida agimos mal, durante a maior parte não agimos nada, durante toda a vida agimos inutilmente. Podes indicar-me alguém que dê o justo valor ao tempo aproveite bem o seu dia e pense que diariamente morre um pouco? É um erro imaginar que a morte está à nossa frente: grande parte dela já pertence ao passado, toda a nossa vida pretérita é já do domínio da morte!
Procede, portanto, caro Lucílio, conforme dizes: preenche todas as tuas horas! Se tomares nas mãos o dia de hoje conseguirás depender menos do dia de amanhã. De adiamento em adiamento, a vida vai-se passando.
Séneca, in 'Cartas a Lucílio'




"
O mundo é enorme

Maior é o tempo

Enquanto você anda o tempo passa e você não vê

O mundo é enorme

Maior é o tempo

Enquanto você se lamenta quanto tempo lhe resta a perder?

Nessa existência medíocre

Que tem levado em vão

Não possui nada, apenas um sim e, por certo, vários não's

O não de não ser

De não escolher

De não perceber

Que quando tinha tempo deveria ter feito o que eu queria fazer

O mundo é enorme

Maior é o tempo

Enquanto o tempo voa você se arrasta e não vê

Enquanto o tempo brada você marcha sem perceber

Enquanto o tempo acaba você se lamenta

Chora o tempo e o caminho não traçado por você

O mundo é enorme

Maior é o tempo

Enquanto você se lamenta quanto tempo lhe resta a perder?"

"Maior é o tempo" - por Mila Bastos.



Primeiramente, peço que me perdoem pela maçante quantidade de pré-textos nesta postagem a qual escrevo. Pré-textos, pretextos. Se forem verificar no dicionário de língua portuguesa encontrarão a seguinte definição de pretexto: "Razão aparente de que alguém se serve para esconder o verdadeiro motivo". Pois bem, é disso mesmo que se trata o post de hoje. Esse post é, por inúmeras razões que tentarei explicar-lhes aqui, a razão aparente da qual me sirvo para voltar a escrever e catarsear minhas idéias até mesmo como forma de alívio pessoal mesmo, esperando sempre que de alguma forma meus escritos lhes tenham alguma serventia.

Tenho andado em crise existencial ultimamente. Isso se deve a inúmeros fatores e ao momento em que me encontro na vida, e não pretendo me extender nisso aqui, afinal de contas vocês não têm ouvidos de pinico, nem são psicólogos. Mas o fato é que tenho refletido intensamente sobre a vida e o que tenho feito efetivamente no meu tempo gasto e, posteriormente, quais serão os frutos que colherei no meu tão idealizado e almejado futuro.

Oras, quem jamais teve uma crise, ou simplesmente se perguntou sobre o tempo, a vida, o que faremos, o que virá, e o agora? Talvez essas perguntas jamais tenham respostas, mas é algo saudável de se pensar, contanto que o epílogo de tanta reflexão (se é que é possível que haja um) seja construtivo. Afinal, de que adianta apenas enclausurar-se em pensamentos e lamentações para simplesmente se deprimir e não aprender nada? Isso não leva a nada.

Então, ao pensar no que fazer da vida, ouvindo algumas músicas e lendo alguamas tirinhas do Calvin acabei tendo a idéia de procurar algumas citações sobre o tempo e o que alguns pensadores e pessoas comuns já expressaram sobre o assunto. É sempre bom fazer uma vasta pesquisa sobre os assuntos e apreender alguma opniões diferentes. Nesse caso todas as fontes falam coisas basicamente distintas, porém essencialmente convergentes: O tempo e como o interepretamos e interagimos com ele. O tempo, esse carrasco e redentor.

Na primeira imagem que coloquei, no topo desse texto, há uma bicicleta que faz referência a um relógio, e onde há escrito "Time Flyes", "o tempo vôa". Esse é basicamente o ponto em comum de todos os que questionam o tempo. "Ah, como o tempo passa rápido!" Essa é a base da aflição humana. E é a própria aflição humana que impede o homem de estagnar e instiga evolução. O tempo é o fardo e carrasco que define o homem e tudo que existe. Daí não ser possível apenas se lamentar pelo tempo, posto que tem também seu lado bom: As mudanças.

Schopenhauer disse que o tempo reduz tudo ao nada. Eu não concordo com isso, na verdade quem reduz o tempo ao nada são as próprias pessoas, ao não apreveitar o tempo da maneiro que deveriam, de acordo com as suas expectativas e perspectivas pessoais. Sendo assim, de acordo com a perspectiva de Antônio Chagas, nos é dado tempo para dar conta de tal tempo, e o arrependimento e amargura em relação ao tempo reside no fato de que, quando tinha-se tempo, ter-se gastado, sem conta, tanto tempo. A minha interpretação continua sendo de que é preciso cuidar o tempo gasto, o tempo é dinamico e inalcansável, sendo mutável apenas o que se pode fazer do tempo presente em diante, havendo o passado se imortalizado irremediavelmente com o próprio tempo dispendido ("...toda a nossa vida pretérita é já do domínio da morte") , com conta ou sem conta. Séneca disse "Mas o pior de tudo é o tempo desperdiçado por negligência. Se bem reparares, durante grande parte da vida agimos mal, durante a maior parte não agimos nada, durante toda a vida agimos inutilmente", reforçando essa mesma idéia. Portanto o tempo não é algo ruim, não é só um carrasco, mas é também um presente que nos foi dado para aproveitarmos, tomarmos conta, com especial carinho.

Pois bem, meu motivo aparente para voltar a escrever é refletir sobre o tempo. Eis, portanto, o epílogo de minha reflexão: Não lamentar o tempo irremediado do passado, não se perder nas incertas linhas do futuro, aproveitar o presente da melhor forma possível tendo em mente, sim, o futuro e os frutos que se pretende colher, levando em conta expectativas e potencialidades individuais.Então se quer fazer-se pagar pelos seus esforços, seja o operário da sua vida.

Só os operários sabem o preço do tempo; e fazem-se pagar por ele. (Voltaire)

Boa Noite!
/v\i£ä





2 comentários: